Políticos da Paraíba lamentam a morte do Papa Francisco; veja mensagens

Redação Portal de JP

A morte do Papa Francisco, confirmada pelo Vaticano na manhã desta segunda-feira (21), repercutiu entre autoridades paraibanas, que usaram as redes sociais e comunicados oficiais para lamentar o falecimento do líder da Igreja Católica. O pontífice, conhecido mundialmente por sua postura humilde, pelo cuidado com os mais pobres e pela defesa dos direitos humanos, recebeu homenagens emocionadas de representantes da política da Paraíba.

O governador João Azevêdo (PSB), o prefeito Cícero Lucena (PP), o presidente da Câmara Federal Hugo Motta (Republicanos), o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba Adriano Galdino (Republicanos), além dos senadores do estado demonstraram pesar pela passagem do pontífice.

Ao longo de seu pontificado, iniciado em 2013, Francisco conquistou fiéis e admiradores de diferentes crenças com seu discurso progressista, sua atenção à preservação do meio ambiente e sua luta contra as desigualdades. Sua partida deixa um vazio profundo na Igreja e naqueles que viam nele um exemplo de liderança espiritual transformadora.

Além das manifestações de pesar, diversos políticos reforçaram a importância de manter vivos os ensinamentos do Papa, como forma de continuar seu legado de amor, serviço e compaixão.

Confiram mensagens dos políticos da Paraíba sobre o Papa Francisco

  • João Azevêdo, governador da Paraíba:

“Com uma trajetória marcada por gestos de humildade, o Papa Francisco lutou pela construção de uma igreja mais humana, inclusiva, aberta e próxima da essência dos ensinamentos de Cristo.

Sua coragem em defender também o diálogo, o acolhimento e o respeito às diferenças é um exemplo que ultrapassa fronteiras religiosas, promovendo valores universais de amor, justiça social e solidariedade.

Expresso meus mais sinceros sentimentos à comunidade católica e a todas as pessoas, de todas as religiões que tiveram suas vidas tocadas pelos ensinamentos e pela sensibilidade do Papa Francisco. Decreto luto oficial na Paraíba de sete dias em respeito à memória do Papa e de toda sua legião de fiéis em todo o estado.

Que seu legado continue sendo uma fonte permanente de inspiração na construção de um mundo mais justo e fraterno. E que Deus o receba ao seu lado renovando nossa fé e esperança daqueles que vêm à terra para semear o bem, a exemplo do nosso Papa Francisco”.

  • Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados:

“Poucos líderes foram tão marcantes para mim como o Jorge Mário Bergoglio. Papa Francisco foi o primeiro jesuíta e o primeiro latino a ocupar o posto mais alto da Igreja.

Porém, para mim, o que mais marcou sua passagem foram as transformações que ele promoveu. Francisco foi o símbolo do diálogo, do acolhimento, da compreensão e, principalmente, da inclusão.

Foi o papa que abriu a Igreja e a colocou no século XXI. Um líder que ficará na história pela força dos seus gestos. Eu e minha família seguiremos em oração por este líder que foi símbolo de esperança e justiça.

Sem dúvida um exemplo de vida e luta para todos nós”.

  • Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba:

“Recebo com imensa tristeza a notícia do falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco. Um líder espiritual que marcou a história com sua humildade, coragem e compromisso com os mais vulneráveis.

Francisco foi mais do que um Papa. Foi um símbolo de paz, justiça e fraternidade, capaz de tocar corações e despertar consciências em todos os cantos do mundo — inclusive entre aqueles que não professam a fé católica. Sua voz sempre se levantou em defesa dos pobres, dos marginalizados, dos que sofrem.

Sua partida deixa um vazio imenso, mas também um legado eterno. Que o exemplo de sua vida continue a nos inspirar na construção de um mundo mais justo, humano e solidário.

À comunidade católica da Paraíba e do mundo, minha solidariedade neste momento de luto e reflexão.

Descanse em paz, Papa Francisco”.

  • Cícero Lucena, prefeito de João Pessoa:

“Com o coração apertado, recebi nesta segunda-feira, 21, a notícia do falecimento do Papa Francisco. Um homem santo que dedicou sua vida ao Senhor e à Sua Igreja, o primeiro Pontífice latino-americano deixa um legado de paz, fé e amor ao próximo, marcando profundamente corações em todo o mundo.

Homem de hábitos simples, Jorge Mario Bergoglio foi um farol de caridade e acolhimento, lembrando-nos que o mundo precisa, mais do que nunca, de uma Igreja que coloque os humildes no centro de sua missão.

Agora, o Bispo de Roma volta à casa do Pai, deixando-nos a inspiração de seu exemplo e a saudade de sua presença”.

  • Daniella Ribeiro, senadora:

“Lamento a morte do Papa Francisco, líder da Igreja Católica, nesta segunda-feira. O mundo lamenta a perda, e os fiéis lembrarão sua história e acolhimento.

Que Deus o receba e conforte os corações dos católicos de todo o mundo”.

  • Efraim Filho, senador:

“É com imensa tristeza que recebo a notícia da morte de Sua Santidade, o Papa Francisco.

Primeiro Pontífice latino-americano, Francisco ficou 12 anos à frente do Vaticano e fez questão de pregar a importância do amor e da justiça social para o mundo.

Ontem, com a voz fraca e visível dificuldade respiratória, o Papa Francisco participou das festividades pascais. Comemoramos a ressurreição de Cristo e, com diferença de poucas horas, choramos a morte de Francisco.

Certamente Sua Santidade já está nos braços do Pai. Que descanse em paz. Amém!”

  • Veneziano Vital do Rêgo, senador:

“O Papa Francisco foi um pastor que exerceu e vivenciou em sua plenitude as mensagens Cristãs com exemplos de integridade e honestidade epistolar.

Sua passagem como condutor da Igreja Católica expressou o seu respeito e preocupações com todos os que ainda vivem sujeitos a preconceitos inaceitáveis.

Sua devotada e, para muitos, ousada postura acolhedora de temas antes vistos como tabus, mostram o quão revolucionário foi nos 12 anos à frente do pontificado. Do início ao fim, um incomum exemplo de simplicidade, humildade e cristandade”.

Compartilhe:

Facebook
Rede X
Pinterest
WhatsApp