A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (22), a Operação Navalha de Ockham, com o objetivo de combater crimes de associação criminosa e a circulação de cédulas falsas no município de Campina Grande, no Agreste da Paraíba.
Na ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão expedido pela 16ª Vara Federal da Paraíba, em uma residência localizada no bairro das Malvinas.
As investigações apontam que o alvo da operação atuava como revendedor de notas falsas no estado, servindo de intermediário entre os compradores e falsificadores. As cédulas fraudulentas eram enviadas do estado do Rio de Janeiro para a Paraíba, com o investigado facilitando a chegada do material ilícito até os compradores.
O nome da operação faz referência ao princípio filosófico conhecido como Navalha de Ockham, segundo o qual a explicação mais simples deve ser a preferida. A escolha simboliza a função desempenhada pelo suspeito, que teria atuado como um facilitador, encurtando o caminho entre os falsificadores e os destinatários das notas falsas.




